PRONATEC EaD-Qualifica Mais e Emprega Mais

O objetivo do Qualifica Mais+Emprega Mais é ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica por meio de ações de assistência técnica e financeira

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal em 2011, por meio da Lei nº 12.513, com a finalidade de ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira

QUALIFICA MAIS + EMPREGA MAIS

O Emprega Mais é uma linha de fomento voltada a ofertar vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional ou de formação inicial e continuada. O objetivo é qualificar trabalhadores e aprendizes com ofertas vinculadas às necessidades setoriais de mão de obra qualificada.

A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC) e a Secretaria de Políticas Públicas de Emprego – SPPE do Ministério do Trabalho e Previdência (SPPE/MTP)  e vai ao encontro da Estratégia Nacional de Qualificação para a Produtividade e o Emprego, instituída no Decreto nº 10.110/2019, que promove ações visando ao aumento da empregabilidade e da produtividade.

 

     

        Este processo formativo, em formato on-line propõe realizar diversas ações pedagógicas, protagonizadas pela Secretaria de Estado da Educação (SED) com intuito de aperfeiçoar, otimizar e ampliar o repertório de conhecimento dos servidores públicos que atuam como diretor de unidade escolar na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina.
Considera-se essencial este papel de formação no cotidiano destes profissionais, tendo em vista que muitos atuam com a temática pela primeira vez, tornando este procedimento elemento básico para uma comunicação eficiente entre a estrutura organizacional aqui apresentada.
Ademais, o Decreto 273/2023, trouxe consigo alterações consideráveis, especialmente no que tange ao monitoramento e avaliação da gestão escolar na Rede Estadual de Ensino de SC e, para intensificar a necessidade de um efetivo encaminhamento metodológico, tem-se os indicadores de gestão que estão atualmente em construção, uma novidade para nossa rede, sendo necessário então a referida formação.
Vale lembrar que a formação de gestores é pertinente, ao considerar o Art. 35 do Decreto nº 273/2023, que aponta que a aprovação em cursos de gestão ofertados pela SED é um item obrigatório a todos os gestores escolares, portanto, formar esses profissionais é essencial para atender o que se espera a partir do decreto supracitado.
Considera-se que a escola precisa preocupar-se em atender às necessidades específicas da comunidade na qual está inserida e o gestor precisa conhecer as demandas escolares, para o funcionamento da escola, planejar seu trabalho a médio e a longo prazo, com a finalidade de construir a identidade da escola a partir do Projeto Político Pedagógico (PPP) e o PGE garantindo a adoção de mecanismos que possibilitem a segurança, precisão e confiabilidade nos procedimentos de registro dos atos relativos à vida escolar, nas diferentes dimensões da Gestão Escolar.